João Amós Comênio




A educação da juventude se processará facilmente se começar cedo,antes da corrupção das inteligências.

João Amós Comênio

sábado, 27 de agosto de 2011

Alexandre Garcia: Criança que não sabe ler,sofre de " lesa futuro"



Fica difícil acreditar que o Brasil seja o país do futuro, se não se basear na absoluta prioridade à educação.

Alcançar uma posição tão importante está cada vez mais longe de milhões de crianças de todo o Brasil. São crianças que estão na escola, mas não conseguem um bom rendimento. Uma pesquisa feita com seis mil estudantes das redes públicas e privadas revelou que mais da metade dos alunos sai da 3ª série do ensino fundamental sem saber o que deveria de matemática. É o retrato de um Brasil que vai ter mais dificuldades para crescer no futuro.
Não custa repetir que, sem educação, não há salvação. Essa pesquisa foi feita com um nome comprido: “Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização”. Essa prova foi aplicada em 2011 a quem concluiu o 3º ano do Fundamental. Ao todo, 6 mil crianças em 50 escolas públicas e privadas. As privadas, tiveram resultado bem acima das escolas públicas.
No total, descobriu-se que 44% dos alunos não aprenderam a ler e 57% não sabem fazer operações aritméticas básicas, como somar e diminuir. Aí, eu pergunto: Que escola é essa, onde o aluno chega ao 3º ano e não sabe ler? Não sabe somar e diminuir? Será a escola em que se passa de ano sem o saudável desafio de uma prova? Sem que haja obrigação de estudar e de ensinar? Sem que se avaliem professores e alunos? Sem o aprendizado de que a vida, que vem pela frente, vai testá-lo, sim, no emprego e na profissão?
Fica difícil acreditar que o Brasil seja o país do futuro, se não se basear na absoluta prioridade à educação. Olhe só: Um menino sul-coreano estuda 12 horas por dia, entre a escola e o lar. E aqui?
Muito menos. A gente vê: são crianças escolarizadas, mas que são analfabetas, não entendem o que leem, escrevem errado, têm enorme dificuldades em matemática. Mas a escola pública também tem bons exemplos.
Tem, e nós mostramos ontem (25) aqui em Brasília. Existem ilhas de boas escolas e boa escola é aquela que tem bons professores. Aqui em Brasília existe uma escola pública em que os alunos leem, e lendo, aprendem a falar. Eles sabem construir frases, eles se comunicam. Eles aprendem a pensar, a raciocinar, a criar.
Na hora do recreio eles leem, depois pegam os livros, levam para casa, botam na sacolinha, levam para casa, onde eles viram co-autores dos livros. Imagine: ambiente, personagens, tramas. Viajam longe. Esses terão futuro.
Agora eu pergunto: Com meninos e meninas que não conseguem ler, nem somar, nem diminuir, será que não se pratica crime de “lesa futuro”?
 Fonte: Bom dia Brasil Rede Globo -  Alexandre Garcia

Nenhum comentário: